REGULAGEM DA LENTA DO MOTOR EM CARRO COM GNV E GASOLINA. COMO ENCONTRA VAZAMENTOS DE GÁS. COM UMA ESPONJA E DETERGENTE.



REGULAGEM DA LENTA DO MOTOR EM  CARRO COM GNV E GASOLINA.
COMO ENCONTRA VAZAMENTOS DE GÁS. COM UMA  ESPONJA E  DETERGENTE.
PASSA EM TODOS OS LOCAIS DA CANALIZAÇÃO E VERIFICAR ONDE FAZ BOLHAS ACHOU.

Problema  regulagem do carburador,injeção e filtro de ar, catalizador,TBI, sensores e atuadores estejam em dia, vamos a regulagem do gnv.

No regulador de pressao, existe dois parafusos:
1-Um parafuso grande e de forma achatada bem do lado da bobina eletromagnetica(para ajuste da qtde de gas para o motor), e
2- Um bem aparente e ao lado do manometro, saliente pra fora(esse é para ajuste da marcha lenta)

Existe um terceiro parafuso (3) que fica no meio da mangueira que vai para o coletor de admissao... se for o caso do kit ter, pois alguns tem um motor de passo eletrico, dai nao tera que mexer nele.(ele é responsavel pelo "ajuste fino" da quantidade de gas para o motor, sendo o ultimo a regular.

Apresentado aos reguladores, vc tera que ter muita paciencia e dedicação, pois para o ajuste, tera que colocar o parafuso dosador maior(1), numa posição mediana(feche ele totalmente e abra em duas voltas), e não só acelerar o carro como tambem dar uma volta para perceber excesso ou falta de gnv em varios regimes do motor.

Geralmente a cada ajuste no parafuso, ao dar a partida o motor falha ou nao pega na primeira não desista, ele ira ajustar-se , e no caso da lenta, ajuste no fuso(2), cuidado que ele pode cair se deixa-lo muito aberto.

Assim que conseguir estabilizar o ponto da qtde de gnv do motor e a marcha lenta, caso necessario, regule o atuador de linha(3) abrindo ou fechando para melhor rendimento do motor.

NOTA: em caso de falta de potencia, verifique se o kit conta com o variador de avanço, responsavel em adiantar o ponto de ignição qdo rodando em gnv.

Para verificar, olhe no cofre do motor se existe o modulo, ou funcione ele no gnv, e passe a chave para gasolina, se o motor desligar, é sinal de que o carro não possui o variador.

Muitos instaladores vendem o kit sem o mesmo, alegando que é necessário somente em veiculos de grande porte, porem é necessário em todo veiculo, pois o gnv precisa de um ponto de ignição adiantado(+-15º) , e a gasolina 9º, então há sua necessidade para alterar conforme o combustivel usado.
paciencia e boa sorte

O redutor tem 2 parafusos de ajuste: um da marcha lenta e um do diafragma.
Fatalmente ao se mexer no parafuso do diafragma o da marcha lenta também tem que ser reajustado.
Funciona assim:
Parafuso da marcha lenta: ajuste do funcionamento do motor em regime de marcha lenta, sem pressão no acelerador. A rotação deve ficar entre 800 e 1000 Rpm. Um parafuso muito fechado retira a marcha lenta e o carro morre por mistura pobre e um parafuso muito aberto causa excesso de combustível e o carro morre ou fica oscilando.
Parafuso do diafragma: ajuste da saída de gás do redutor em regime de trabalho. Um parafuso muito fechado causa lentidão na resposta da aceleração, isto é, ao acionar o acelerador o carro demora para responder e fica com a dirigibilidade comprometida. Um parafuso muito aberto causa excesso de combustível, o que provoca um aumento considerável no consumo e também um aumento nos níveis de poluição. Para ajustar esse parafuso, após cada modificação no ajuste faça uma ou duas acelerações para “assentar” o diafragma. Após o ajuste, verifique a marcha lenta e corrija novamente no parafuso de marcha lenta.
Cada fabricante coloca os parafusos em lugares diferentes, mas NORMALMENTE (não é uma regra) o parafuso de marcha lenta é menor que o parafuso do diafragma.
IMPORTANTE: Num primeiro momento PARECE que os dois parafusos fazem a mesma coisa, mas com o tempo percebe-se que a função dos dois causa reações diferentes na rotação do motor. Então, não desista na primeira vez.
Como regra geral, abra os dois parafusos pela metade e inicie o ajuste a partir daí.
Ajuste de potência
Existe um terceiro parafuso que fica na mangueira entre o redutor e o mesclador, este é o parafuso de potência do motor. É um ajuste “fino” para o parafuso do diafragma do redutor. Se estiver muito fechado o motor morre ou não responde, e se estiver muito aberto todo o gás que sai do redutor vai para o motor, o que pode também causar excesso e conseqüentemente um aumento no consumo e nos poluentes.
É isso aí. Qualquer dúvida, estamos aqui. Vale lembrar que um ajuste incorreto no sistema pode aumentar o consumo e a emissão de poluentes (não passa pelo INMETRO) e também lembro que as convertedoras cobram de 10 a 30 reais para ajustar esses três parafusos, que pode ser feito em 5 minutos é é muito fácil. Mas SÓ TENTE AJUSTAR SE FOR NECESSÁRIO. Se o carro estiver bom, deixe os parafusos quietinhos lá. Essas dicas servem para economizar dinheiro ao abolir o ajuste caro que as convertedoras cobram, não para sair por aí ajustando parafusos em “modo econômico” e “modo potência”, como eu faço!
Fonte: ZetecClub

8 comentários:

Unknown disse...

Poxa,a idéia da matéria é ótima,mas sem fotos ,fica difícil,fazer osajustes no gnv.

Unknown disse...

cade as fotos?

Scarllat disse...

Amigo sou da cidade de Ubá MG estou com um vectra 97 coloquei o kit mais não estou sabendo regular se tiver como entrar em contato comigo eu agradeço zap (32)999449879

Unknown disse...

Concordo na net não tem foto mostrando onde estão os oarafusos

Unknown disse...

Alguém pode me indicar no rj profissional para regulagem de gnv
Não quero enrolodor que mede na marcha lenta e diz que régulo.
Difícil encontrar profissional

Unknown disse...

Sandro do Gás o melhor
981225909.

Unknown disse...

Boa noite meu nome é Rui, fiz uma limpeza no meu redutor para retirada de óleo acumulado, e quando montei novamente o redutor, agora não segura na marcha lenta será que tenho que fazer dar uma regulada no ponto da marcha lenta.
Mesmo se se não mexi nos parafusos de regulagem para fazer a limpeza.

Unknown disse...

Tenho um vectra2000 r ele está morrendo ao reduzir e nas curvas mandei regular e não adiantou agora não sei se o cara não conseguiu regular certo ou tenho que trocar o redutor.