REGULAGEM DA LENTA DO MOTOR EM CARRO COM GNV E GASOLINA.
COMO ENCONTRA VAZAMENTOS DE GÁS. COM UMA ESPONJA E
DETERGENTE.
PASSA EM TODOS OS LOCAIS DA CANALIZAÇÃO E VERIFICAR ONDE FAZ
BOLHAS ACHOU.
Problema regulagem do
carburador,injeção e filtro de ar, catalisador,TBI, sensores e atuadores
estejam em dia, vamos a regulagem do gnv.
No regulador de pressão, existe dois parafusos:
1-Um parafuso grande e de forma achatada bem do lado da bobina eletromagnética(para ajuste da qtde de gás para o motor), e
2- Um bem aparente e ao lado do manômetro, saliente pra fora(esse é para ajuste da marcha lenta)
Existe um terceiro parafuso (3) que fica no meio da mangueira que vai para o coletor de admissão... se for o caso do kit ter, pois alguns tem um motor de passo elétrico, dai não terá que mexer nele.(ele é responsável pelo "ajuste fino" da quantidade de gás para o motor, sendo o ultimo a regular.
Apresentado aos reguladores, vc terá que ter muita paciência e dedicação, pois para o ajuste, terá que colocar o parafuso dosador maior(1), numa posição mediana(feche ele totalmente e abra em duas voltas), e não só acelerar o carro como também dar uma volta para perceber excesso ou falta de gnv em vários regimes do motor.
Geralmente a cada ajuste no parafuso, ao dar a partida o motor falha ou não pega na primeira não desista, ele ira ajustar-se , e no caso da lenta, ajuste no fuso(2), cuidado que ele pode cair se deixa-lo muito aberto.
Assim que conseguir estabilizar o ponto da qtde de gnv do motor e a marcha lenta, caso necessário, regule o atuador de linha(3) abrindo ou fechando para melhor rendimento do motor.
NOTA: em caso de falta de potencia, verifique se o kit conta com o variador de avanço, responsável em adiantar o ponto de ignição qdo rodando em gnv.
Para verificar, olhe no cofre do motor se existe o modulo, ou funcione ele no gnv, e passe a chave para gasolina, se o motor desligar, é sinal de que o carro não possui o variador.
Muitos instaladores vendem o kit sem o mesmo, alegando que é necessário somente em veículos de grande porte, porem é necessário em todo veiculo, pois o gnv precisa de um ponto de ignição adiantado(+-15º) , e a gasolina 9º, então há sua necessidade para alterar conforme o combustível usado.
paciênciae boa sorte
No regulador de pressão, existe dois parafusos:
1-Um parafuso grande e de forma achatada bem do lado da bobina eletromagnética(para ajuste da qtde de gás para o motor), e
2- Um bem aparente e ao lado do manômetro, saliente pra fora(esse é para ajuste da marcha lenta)
Existe um terceiro parafuso (3) que fica no meio da mangueira que vai para o coletor de admissão... se for o caso do kit ter, pois alguns tem um motor de passo elétrico, dai não terá que mexer nele.(ele é responsável pelo "ajuste fino" da quantidade de gás para o motor, sendo o ultimo a regular.
Apresentado aos reguladores, vc terá que ter muita paciência e dedicação, pois para o ajuste, terá que colocar o parafuso dosador maior(1), numa posição mediana(feche ele totalmente e abra em duas voltas), e não só acelerar o carro como também dar uma volta para perceber excesso ou falta de gnv em vários regimes do motor.
Geralmente a cada ajuste no parafuso, ao dar a partida o motor falha ou não pega na primeira não desista, ele ira ajustar-se , e no caso da lenta, ajuste no fuso(2), cuidado que ele pode cair se deixa-lo muito aberto.
Assim que conseguir estabilizar o ponto da qtde de gnv do motor e a marcha lenta, caso necessário, regule o atuador de linha(3) abrindo ou fechando para melhor rendimento do motor.
NOTA: em caso de falta de potencia, verifique se o kit conta com o variador de avanço, responsável em adiantar o ponto de ignição qdo rodando em gnv.
Para verificar, olhe no cofre do motor se existe o modulo, ou funcione ele no gnv, e passe a chave para gasolina, se o motor desligar, é sinal de que o carro não possui o variador.
Muitos instaladores vendem o kit sem o mesmo, alegando que é necessário somente em veículos de grande porte, porem é necessário em todo veiculo, pois o gnv precisa de um ponto de ignição adiantado(+-15º) , e a gasolina 9º, então há sua necessidade para alterar conforme o combustível usado.
paciênciae boa sorte
O redutor tem 2 parafusos de
ajuste: um da marcha lenta e um do diafragma.
Fatalmente ao se mexer no parafuso
do diafragma o da marcha lenta também tem que ser reajustado.
Funciona assim:
Parafuso da marcha lenta: ajuste do
funcionamento do motor em regime de marcha lenta, sem pressão no acelerador. A
rotação deve ficar entre 800 e 1000 Rpm. Um parafuso muito fechado retira a
marcha lenta e o carro morre por mistura pobre e um parafuso muito aberto causa
excesso de combustível e o carro morre ou fica oscilando.
Parafuso do diafragma: ajuste da saída
de gás do redutor em regime de trabalho. Um parafuso muito fechado causa
lentidão na resposta da aceleração, isto é, ao acionar o acelerador o carro
demora para responder e fica com a dirigibilidade comprometida. Um parafuso muito
aberto causa excesso de combustível, o que provoca um aumento considerável no
consumo e também um aumento nos níveis de poluição. Para ajustar esse parafuso,
após cada modificação no ajuste faça uma ou duas acelerações para “assentar” o
diafragma. Após o ajuste, verifique a marcha lenta e corrija novamente no
parafuso de marcha lenta.
Cada fabricante coloca os parafusos
em lugares diferentes, mas NORMALMENTE (não é uma regra) o parafuso de marcha
lenta é menor que o parafuso do diafragma.
IMPORTANTE: Num primeiro
momento PARECE que os dois parafusos fazem a mesma coisa, mas com o tempo
percebe-se que a função dos dois causa reações diferentes na rotação do motor.
Então, não desista na primeira vez.
Como regra geral, abra os dois
parafusos pela metade e inicie o ajuste a partir daí.
Ajuste de
potência
Existe um terceiro parafuso que
fica na mangueira entre o redutor e o mesclador, este é o parafuso de potência
do motor. É um ajuste “fino” para o parafuso do diafragma do redutor. Se
estiver muito fechado o motor morre ou não responde, e se estiver muito aberto
todo o gás que sai do redutor vai para o motor, o que pode também causar
excesso e consequentemente um aumento no consumo e nos poluentes.
É isso aí. Qualquer dúvida, estamos aqui. Vale lembrar que um
ajuste incorreto no sistema pode aumentar o consumo e a emissão de poluentes
(não passa pelo INMETRO) e também lembro que as convertedoras cobram de 10 a 30
reais para ajustar esses três parafusos, que pode ser feito em 5 minutos é é
muito fácil. Mas SÓ TENTE AJUSTAR SE FOR NECESSÁRIO. Se o carro estiver bom,
deixe os parafusos quietinhos lá. Essas dicas servem para economizar dinheiro
ao abolir o ajuste caro que as convertedoras cobram, não para sair por aí
ajustando parafusos em “modo econômico” e “modo potência”, como eu faço!
Fonte: ZetecClub
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