REGULAGEM DA LENTA DO MOTOR EM CARRO COM GNV E GASOLINA. COMO ENCONTRA VAZAMENTOS DE GÁS. COM UMA ESPONJA E DETERGENTE. PASSA EM TODOS OS LOCAIS DA CANALIZAÇÃO E VERIFICAR ONDE FAZ BOLHAS ACHOU.



REGULAGEM DA LENTA DO MOTOR EM  CARRO COM GNV E GASOLINA.
COMO ENCONTRA VAZAMENTOS DE GÁS. COM UMA  ESPONJA E  DETERGENTE.
PASSA EM TODOS OS LOCAIS DA CANALIZAÇÃO E VERIFICAR ONDE FAZ BOLHAS ACHOU.

Problema  regulagem do carburador,injeção e filtro de ar, catalisador,TBI, sensores e atuadores estejam em dia, vamos a regulagem do gnv.

No regulador de pressão, existe dois parafusos:
1-Um parafuso grande e de forma achatada bem do lado da bobina eletromagnética(para ajuste da qtde de gás para o motor), e
2- Um bem aparente e ao lado do manômetro, saliente pra fora(esse é para ajuste da marcha lenta)

Existe um terceiro parafuso (3) que fica no meio da mangueira que vai para o coletor de admissão... se for o caso do kit ter, pois alguns tem um motor de passo elétrico, dai não terá que mexer nele.(ele é responsável pelo "ajuste fino" da quantidade de gás para o motor, sendo o ultimo a regular.

Apresentado aos reguladores, vc terá que ter muita paciência e dedicação, pois para o ajuste, terá que colocar o parafuso dosador maior(1), numa posição mediana(feche ele totalmente e abra em duas voltas), e não só acelerar o carro como também dar uma volta para perceber excesso ou falta de gnv em vários regimes do motor.

Geralmente a cada ajuste no parafuso, ao dar a partida o motor falha ou não pega na primeira não desista, ele ira ajustar-se , e no caso da lenta, ajuste no fuso(2), cuidado que ele pode cair se deixa-lo muito aberto.

Assim que conseguir estabilizar o ponto da qtde de gnv do motor e a marcha lenta, caso necessário, regule o atuador de linha(3) abrindo ou fechando para melhor rendimento do motor.

NOTA: em caso de falta de potencia, verifique se o kit conta com o variador de avanço, responsável em adiantar o ponto de ignição qdo rodando em gnv.

Para verificar, olhe no cofre do motor se existe o modulo, ou funcione ele no gnv, e passe a chave para gasolina, se o motor desligar, é sinal de que o carro não possui o variador.

Muitos instaladores vendem o kit sem o mesmo, alegando que é necessário somente em veículos de grande porte, porem é necessário em todo veiculo, pois o gnv precisa de um ponto de ignição adiantado(+-15º) , e a gasolina 9º, então há sua necessidade para alterar conforme o combustível usado.
  paciênciae boa sorte

O redutor tem 2 parafusos de ajuste: um da marcha lenta e um do diafragma.
Fatalmente ao se mexer no parafuso do diafragma o da marcha lenta também tem que ser reajustado.
Funciona assim:
Parafuso da marcha lenta: ajuste do funcionamento do motor em regime de marcha lenta, sem pressão no acelerador. A rotação deve ficar entre 800 e 1000 Rpm. Um parafuso muito fechado retira a marcha lenta e o carro morre por mistura pobre e um parafuso muito aberto causa excesso de combustível e o carro morre ou fica oscilando.
Parafuso do diafragma: ajuste da saída de gás do redutor em regime de trabalho. Um parafuso muito fechado causa lentidão na resposta da aceleração, isto é, ao acionar o acelerador o carro demora para responder e fica com a dirigibilidade comprometida. Um parafuso muito aberto causa excesso de combustível, o que provoca um aumento considerável no consumo e também um aumento nos níveis de poluição. Para ajustar esse parafuso, após cada modificação no ajuste faça uma ou duas acelerações para “assentar” o diafragma. Após o ajuste, verifique a marcha lenta e corrija novamente no parafuso de marcha lenta.
Cada fabricante coloca os parafusos em lugares diferentes, mas NORMALMENTE (não é uma regra) o parafuso de marcha lenta é menor que o parafuso do diafragma.
IMPORTANTE: Num primeiro momento PARECE que os dois parafusos fazem a mesma coisa, mas com o tempo percebe-se que a função dos dois causa reações diferentes na rotação do motor. Então, não desista na primeira vez.
Como regra geral, abra os dois parafusos pela metade e inicie o ajuste a partir daí.
Ajuste de potência
Existe um terceiro parafuso que fica na mangueira entre o redutor e o mesclador, este é o parafuso de potência do motor. É um ajuste “fino” para o parafuso do diafragma do redutor. Se estiver muito fechado o motor morre ou não responde, e se estiver muito aberto todo o gás que sai do redutor vai para o motor, o que pode também causar excesso e consequentemente um aumento no consumo e nos poluentes.
É isso aí. Qualquer dúvida, estamos aqui. Vale lembrar que um ajuste incorreto no sistema pode aumentar o consumo e a emissão de poluentes (não passa pelo INMETRO) e também lembro que as convertedoras cobram de 10 a 30 reais para ajustar esses três parafusos, que pode ser feito em 5 minutos é é muito fácil. Mas SÓ TENTE AJUSTAR SE FOR NECESSÁRIO. Se o carro estiver bom, deixe os parafusos quietinhos lá. Essas dicas servem para economizar dinheiro ao abolir o ajuste caro que as convertedoras cobram, não para sair por aí ajustando parafusos em “modo econômico” e “modo potência”, como eu faço!
Fonte: ZetecClub

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